O caiaque é uma embarcação desportiva que é utilizada para lazer e competições. Este desporto compreende várias modalidades como velocidade, slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, pólo, rafting e rodeio.
Esta embarcação começou a ficar famosa a partir da década de 1970, quando os programas de televisão começaram a divulgar os desportos radicais.
O caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.
Os ossos flexíveis de baleia formavam a estrutura do engenho e nas costuras de pele do revestimento usavam-se as tripas de foca. A impermeabilização era obtida pela imersão do caiaque nas águas do mar, ocasionando o seu encharcamento e funcionando assim como excelente.
Para mantê-lo imune à penetração da água, o recurso era muito simples: bastava imergi-lo sempre que não era usado, daí a se constatar que o fundo do mar foi a primeira “garagem” conhecida dos caiaques.
O material usado no início pelos esquimós eram as peles de animais; hoje em dia são utilizados fibra de vidro e plástico. Os caiaques de plástico são ideais para regatas ou "White water", pois têm grande resistência a impactos em pedras. O plástico utilizado normalmente é o polietilieno de média densidade e são fabricados pelo processo da rotomoldagem.